A variação do dia solar ao longo do ano

Para quem queira ter uma ideia de como variam as horas do nascer e do pôr do sol ao longo do ano, o site World Clock dá nos umas ilustrações visuais muito boas.  Eis três gráficos para três sítios bem distintos em termos de latitude:  Hong-Kong, Lisboa e Reykjavik.



1 - Hong Kong


2 - Lisboa (http://www.timeanddate.com/sun/portugal/lisbon)


3- Reykjavik (http://www.timeanddate.com/sun/iceland/reykjavik)


Em Hong Kong e Reykjavik, vemos pela continuidade dos gráficos que não existe mudança de hora entre o verão e o inverno.  Em Lisboa, existem dois dias no ano em que o gráfico tem discontinuidades, as quais correspondem aos ajustes do horário - acontece nos fins de semana que se seguem aos equinóxios da Primavera e do Outono.

Curiosidades:
  • Em Reykjavik (capital da Islândia), o dia solar dura 4 horas e 7 minutos no dia mais curto do ano (21 Dezembro) e dura 21 horas no dia 21 de Junho! Nesse dia, o sol só desce abaixo do horizonte entre a meia noite e as 3 da manhã! É também este o único país em que há banqueiros presos por gestão danosa !
  • As páginas do site são muito interativas, permitindo-nos por exemplo deslizarmos ao longo dos gráficos para verificar a variação das horas do nascer do sol e do seu ocaso ao longo do ano.
    Eis um facto inútil que podemos retirar da leitura destes graficos interativos: Na latitude de Lisboa, o meio dia "solar" na chamada "hora de verão" afasta-se mais do nosso meio dia "de trabalho" * do que na "hora de inverno".

    Enquanto que durante o horário do inverno, o meio dia solar em Lisboa ocorre entre as 12h20 (Outubro) e as 12h50 (Março), durante o horário de verão ocorre à volta entre as 13h40 (Março) e as 13h20 (Outubro). 

    Para as datas de 24 Março e 25 Março de 2018, temos por exemplo a seguinte variação: 





* O meio-dia de trabalho são as 12h do dia. Claro que isto é um conceito das sociedades modernas sujeitas à escravatura do relógio em que o horário de trabalho é sempre o mesmo ao longo do ano. Entramos sempre às 8h, almoçamos entre as 12h e as 13h e saimos às 17h.



PS: Este post tinha sido inicialmente feito com imagens obtidas com um software livre que se descarregava na forja do costume - http://daylightchart.sourceforge.net/ . Para as localidades que não estavam pré-carregadas (como era para o caso de Lisboa), bastava adicionar as coordenadas geográficas de latitude e longitude.

Eram estas as imagens:










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal qual foi o problema de Portugal?

Humor (com alho e ervas finas)

Usar a hipocrisia Social com peso e medida